"Estrela-Guia", foi um grande sucesso do horário da seis na Rede Globo. Foi a novela de maior média de audência nos últimos anos. A novela teve como protagonista, a nossa estrela, Sandy.
SINOPSE DA NOVELA Anos 90 - a informatização e a ciência evoluíram. O homem vive mais e melhor. Por outro lado, morre-se mais e mata-se mais facilmente. É aguardada a virada do novo milênio. A Era de Aquário promete um mundo melhor. Neste contexto, temos Cristal (Sandy Leah Lima) - uma menina nova-hippie - pura e ingênua, filha de Catherine (Maitê Proença) e Bob (Marcos Winter). Cristal foi criada numa comunidade alternativa, em Goiás, quando aos 17 anos fica órfã e reencontra o padrinho, Tony (Guilherme Fontes), que não via há 15 anos. Ele vai a Goiás buscá-la para morar com ele no Rio de Janeiro. Mas, Tony é um homem estressado pela vida urbana e é quase 20 anos mais velho que Cristal... Apesar disso, os dois se reencontram e seus mundos serão entrelaçados para sempre. |
Os pais de Cristal e o início de tudo
No início dos anos oitenta, Bob e seu amigo Tony (Guilherme Fontes) cursam Administração e trabalham na corretora de valores do tio de Tony. Começaram a trabalhar cedo e por isso têm mais dinheiro do que os rapazes de sua idade. Em férias, na Califórnia, Bob conhece Catherine, de apenas 16 anos, que nasceu e foi criada numa comunidade hippie e se casam. Bob vende tudo o que tem e compra, no interior de Goiás, uma fazenda a que dão o nome de Jagatah (em sânscrito, "Universo"). Neste lugar, junto com Catherine, funda a comunidade "O Arco da Aliança". Tony batiza a filha de Bob e Catherine, que já está com dois anos, lhe dando o nome de Cristal.
Bob, agora com o nome de Hanuman (em hindu, uma entidade sagrada) e Catherine, agora Kali (um dos nomes da deusa hindu Sakti) acolhem em sua fazenda pessoas dispostas a viver numa comunidade onde o que predomina é o altruísmo e onde todos acreditam que a virada do milênio não trará destruição e sim recriará esperanças perdidas de paz e harmonia entre os homens. Seus habitantes vivem em harmonia com a natureza. Aves e cabras fornecem ovos e leite; as verduras e frutas são cultivadas ali mesmo, sem qualquer adição de produtos químicos. O artesanato serve para ser trocado, na cidade, por material escolar e gêneros que eles não produzem. Não há dinheiro nem posses, tudo é de todos, mesmo que legalmente a fazenda pertença a Hanuman, Kali e Cristal. Cristal é a "estrela-guia" da comunidade e com sua linda voz canta os mantras que repetem os preceitos de harmonia e paz em que todos crêem.
Adão e Eva do Novo Milênio
Cristal acaba percebendo, assim como Tony, que estão apaixonados. Ele fica confuso e acaba se culpando por este sentimento, levando Cristal para morar com a sua mãe, Carlota (Rosamaria Murtinho). Tony, assustado com a intensidade de seus sentimentos, procura Purunam, que o convence de que os motivos que ele alega ter para não se envolver com Cristal são tolos. Conta-lhe que a própria Kali sempre falou sobre os dois como o casal ideal, uma espécie de Adão e Eva do novo milênio. Com a ajuda de toda a comunidade, Purunam propicia o encontro dos dois para que Tony declare seu amor.
Cristal cai nos braços de seu amado, muda-se para a comunidade e marca o noivado para o dia de seu aniversário de 18 anos. Um tempo de paz e amor entre os dois, que vão desenvolver juntos vários projetos para a comunidade Arco da Aliança. Tony e Cristal afinal se casam e vão pôr em prática diversas teorias que têm sobre equilíbrio entre os costumes tradicionais do Arco da Aliança e a sociedade do futuro, criada para beneficiar a humanidade. Vão transformar Jagatah em um exemplo de fazenda moderna, modelo de auto-sustentação e de fonte de renda para todos os que lá vivem, sem nunca sacrificar seus valores. E vão viver na esperança de que o novo milênio devolva à humanidade a paz e a felicidade merecidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário